CMI_VideoEnsinoMedio[Site-Noticia]
Ensino Médio

Novo Ensino Médio

Os estudantes que ingressarem na 1ª série do Ensino Médio, a partir de 2022, terão a oportunidade de um novo currículo e uma nova proposta pedagógica. O ensino Médio no Brasil, prepara-se para uma mudança, oportunizando aos estudantes escolhas profissionais, a partir de itinerários formativos e flexíveis. A educação retoma um caminho de avanços, novas possibilidades, projetos e deslocamentos que buscam tornar o Novo Ensino Médio (NEM) um ponto de partida profissional e social em nossa sociedade.

O Colégio Maria Imaculada organizou um novo currículo centrado nas possibilidades e interesses dos estudantes. Está organizado em uma Formação Geral Básica: parte obrigatória e comum para todos os estudantes, com foco nas competências e habilidades referendados pela Base Nacional Curricular Comum (BNCC), e no Itinerário Formativo: parte flexível, composta pelas Trilhas de Aprofundamento, Projeto de Vida e Componentes Eletivos.

Esse novo currículo possibilita o aprofundamento dos estudos nas áreas de conhecimento, fortalecendo o protagonismo juvenil. Ele apresenta mudanças que permitirão aos estudantes aprofundarem os conhecimentos a partir das suas habilidades e interesses. A duração é de três anos, com carga horária mínima de 3600 horas, com pelo menos 200 dias letivos.


No filme abaixo, você pode conferir como será o Novo Ensino Médio.



O que é Formação Geral Básica?
A Formação Geral Básica (FGB) tem como referência obrigatória a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), sendo composta pelas competências e habilidades. É formada pelas quatro áreas de conhecimento.


Quais os Componentes Curriculares que fazem parte da FGB?
Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Literatura, Educação Física, Matemática, Química, Física, Biologia, História, Geografia, Ensino Religioso, Filosofia e Sociologia.


O que é Itinerário Formativos?
É um percurso a ser trilhado pelo estudante, é composto de Trilha de Aprofundamento, Projeto de Vida e Componentes Eletivos.


Na 1ª série, há Trilha de Aprofundamento?
Não. O Itinerário Formativo, na 1ª série, conta com duas Unidades Curriculares: Percursos Investigativos – Iniciação Científica e Projeto de Vida. As Trilhas de Aprofundamento começam a partir da 2ª série.


O que é Trilha de Aprofundamento?
É um conjunto de componentes curriculares organizados no formato de laboratório, projeto, pesquisa, entre outros. São formadas pelo conjunto de estratégias para desenvolver competências e habilidades específicas.


O que é Projeto de Vida?
Um espaço de promoção de autoconhecimento do estudante a partir de seus interesses, aptidões e possibilidades, por meio das dimensões: pessoal, cidadã e profissional. O PV é contemplado nas três séries do Ensino Médio.


O que é Componente Eletivo e quais serão ofertados?
Componentes eletivos são unidades ofertadas no formato de clubes, oficinas, laboratórios e núcleos de estudo, que possibilitam diferentes vivências, ampliação e aprofundamento das áreas de interesse ou de relevância, sendo de livre escolha pelos estudantes. Serão Ofertados, em 2022, Clube de Cinema, Oficina de Teatro e Educação Financeira.




Voltar para Notícias

COMENTAR PELO FACEBOOK