Grupo de Jovens

“Quem nada conhece nada ama. Quem nada pode fazer, nada compreende. Quem nada compreende, nada vale. Mas, quem compreende, também ama, observa, vê… Quanto mais conhecimento houver, inerente numa coisa, tanto maior o amor… Aquele que imagina que todos os frutos amadurecem ao mesmo tempo, como as cerejas, nada sabe a respeito das uvas”. (Paracelso)

O que almejamos de uma Pastoral da Juventude em nossa Instituição Religiosa?

Com certeza, muitas coisas…dentre as quais, o anseio de que nosso Carisma seja conhecido, amado e acolhido, enquanto testemunho, alternativa e possibilidade vocacional no projeto de vida dos jovens que fazem sua trajetória de vida nos corredores de nossas escolas e comunidades paroquiais.

Há vários caminhos que balizam estas possibilidades. A pastoral da juventude, até então inspirada pelos últimos documentos da CNBB direcionados as juventudes, como também, a PJE (Pastoral da Juventude Estudantil) deu passos significativos ao longo de nossos 9 anos na rede de nossas escolas enquanto subsídios, encontros e propostas de formação.

Enquanto Instituição há em nossa bagagem, histórias de vida que encantam ainda, vidas que vencendo a erosão do tempo evolutivo, certamente, se forem bem conduzidas, contadas, aprofundadas, numa linguagem adequada à nossa juventude atual, podem se tornar possíveis escolhas enquanto projeto de vida, e, até mesmo, sementes fecundas de lideranças na continuidade da narrativa das mesmas, porque não dizer “missionários de nosso legado”.

Que pastoral será essa?

Uma Pastoral que caminhará junto com o Serviço de Animação Vocacional, pois, o enfoque maior da proposta é um retorno à história da Congregação e a trajetória da mesma chegando até nossos dias numa linguagem acessível e que leve a reflexão sobre os valores de nossa sociedade repleta de desafios humanitários.

Temos assessorias imbuídas do Carisma da Instituição a partir de momentos especiais de formação e aprofundamento, não apenas dos documentos da Congregação, mas, no cultivo e proximidade com a espiritualidade dos fundadores e da missão por eles abraçada.

O que o Grupo de Jovens quer?

O grupo de jovens vê uma possibilidade ímpar de poder contribuir de forma efetiva para o resgate e significação do Carisma Franciscano Bernardino. Percebe que a riqueza deste carisma será muito mais e melhor encarnada pelo jovem se, na medida do possível, puder ser atualizada, divulgada, cantada, teatralizada, documentada na sua forma e cosmovisão. Não se procura o ineditismo vago e, sim, uma releitura, uma nova visão feita a partir de olhos e ouvidos de quem está começando a conhecer a vida em seus meandros mais existenciais; de quem, assim como Francisco, Clara, Bernardino e Verônica, em seu tempo, têm um mundo pela frente.

Vivemos num mundo de globalização, de liquidez, mas a essência humana se manteve, os anseios, a necessidade de respostas para as indagações vitais permaneceu. Refletir sobre elas, buscar respondê-las faz parte de nossa missão, de nosso carisma enquanto cristãos. Os grupos de jovens da Província serão parte essencial na execução do desafio que se dispõe este projeto: a de reascender continuamente a chama da vela de nossa fé FRANCISCANA.

Assim propiciaremos que a face jovem do carisma franciscano Bernardino seja cada vez mais explícita através de uma espiritualidade reflexiva e engajada, servindo de mola propulsora para uma ação solidária, consciente e sistemática.

Quais os nossos objetivos como Juventude Franciscana Bernardina?

• Promover a reflexão sobre o Carisma Franciscano Bernardino a partir do resgate de seus elementos essenciais; a fim de significar, principalmente para as novas gerações franciscanas bernardinas, a sua abrangência, atualidade e relevância existencial a partir da realidade de um mundo globalizado na qual estamos inseridos. Incentivar a vivência da espiritualidade franciscana bernardina a partir do entendimento das motivações internas e externas que embasaram a vida de Francisco, Clara, Bernardino e Madre Verônica.

• Elaborar fontes documentais, numa perspectiva e linguagem do jovem, para atualizar a percepção, o entendimento sobre o Carisma Franciscano Bernardino.

• Propiciar espaços de expressão de ideias para o jovem das escolas franciscanas bernardinas a fim de que este, ao se sentir parte autônoma e atuante na manutenção do legado de Francisco, Clara, Bernardino e Madre Verônica, possa assumir e promover uma identidade cristã e, ao mesmo tempo, específica do Carisma Franciscano Bernardino.

• Trabalhar como Pastoral da Juventude Franciscana por uma escola libertadora, centrada no aluno, aberta ao novo, atualizada e eficiente.

• Elaborar momentos de formação para a juventude, dentro de uma trajetória pedagógico-franciscana, partindo do resgate de experiências e reflexão dos próprios jovens.

• Trabalhar pela formação de um aluno construtor do seu caminho, que seja ouvido e saiba ouvir, justo, solidário, que partilhe, que busque mais conhecimento, seja pesquisador e incentivador, que trabalhe em grupo, com senso de responsabilidade e inclusão

Assim, convidamos todos os jovens de nossa escola a participarem de nossos encontros semanais, que se realizam todas as quartas-feiras, das 13h40min às 15h20min. Vem!

Contato

Avenida Padre Cacique, 1028. Menino Deus.
Porto Alegre - RS. CEP: 90810-240.

:: 51 3233 1145... Ver telefone
:: 51 3233 1719... Ver telefone

contato@mariaimaculada.com.br

Fale Conosco

Veja Também

Você também pode se interessar pelos assuntos relacionados abaixo:

O MARIA IMACULADA ÚLTIMAS NOTÍCIAS CALENDÁRIO DE EVENTOS GALERIA DE FOTOS

FACEBOOK

Curta a página do Maria Imaculada no Facebook.

INSTAGRAM

Clique nas imagens para seguir o perfil do Colégio no Instagram.

Férias, verão, dia maravilhoso! 👏🙌☀️😎
Se vai pegar uma praia, não esqueça de recolher o seu lixo. 😊
Que este Natal seja tempo de reacender, em nosso coração, a chama da certeza e da esperança de que, no Senhor,  somos sempre chamados a renascer, dia após dia, cada vez  mais plenos, felizes e realizados! 
Foi uma grande alegria para nós, da família Maria Imaculada, fazermos parte de sua família neste ano de  2015. 
Desejamos um Feliz Natal e um abençoado ano de 2016!
#natal #escola #colegio #mariaimaculada #educacao #ensino #franciscana #portoalegre
Queridos alunos,
Vocês se prepararam bastante e agora chegou a hora de colocar tudo no papel. 
Sabemos o quanto vocês são capazes, por isso vão com calma, vão na fé, que tudo vai dar certo! ✌✌✌ Bom Enem, galera!! #enem #escola #colegio #mariaimaculada #educacao #ensino #franciscana #portoalegre
Com muita alegria parabenizamos a aluna Laura Zottis, campeã brasileira de patinação artística! 👏👏👏 Laura, que está no 4º Ano, foi aluna de patinação da Pratik e hoje é atleta da AABB Porto Alegre. Ela competiu no Torneio Nacional, ocorrido em São Paulo, entre os dias 08 e 12 de outubro, nas modalidades Livre e Free Dance, levando o ouro em ambas! 
É um orgulho e um prazer enorme compartilharmos as conquistas de nossos alunos com todos vocês! ❤❤❤ Parabéns, Laura!
#escola #colegio #mariaimaculada #educacao #ensino #franciscana #portoalegre

TWITTER

Siga as atualizações em nosso Twitter e acompanhe os Diários de Bordo das saídas de campo.