Ensino Médio

O Ensino Médio, no Colégio Maria Imaculada, além de seguir a legislação vigente e observar as orientações expressas nos PCNs, considera a evolução científica e tecnológica dos tempos atuais, preocupando-se com a formação integral do aluno, inclui na proposta pedagógica de trabalho, atividades voltadas para a sua formação espiritual.

No Ensino Médio, o aluno vivencia um conjunto de atividades que favorece a teorização sobre os conteúdos, consolidando e aprofundando os conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental. Nesta etapa de ensino, as oportunidades de prática da cidadania juvenil e o desenvolvimento de habilidades e competências, promovem a autonomia intelectual do educando, além de contribuir para o aprimoramento de sua formação humana. Assim no Ensino Médio, o aluno conclui sua educação básica, estando capacitado tanto para o prosseguimento dos estudos em nível superior, como para o ingresso no mundo do trabalho e para o exercício da cidadania.

Desenvolve metodologias que privilegiam a utilização de ferramentas de ensino que exigem autonomia, diálogo entre teoria e prática, autoria e criticidade do educando, tais como: seminários, debates, apresentação de artigos e projetos, trabalhos dissertativos e pesquisa, experimentos científicos, confronto de autores e ideias.

Esta metodologia de ensino respeita os princípios gerais expressos no Projeto Político Pedagógico do Colégio, comprometendo-se com uma educação que propugne pela solidariedade, pelo sábio saber e serviço de uma sociedade plural e socialmente justa.

HORÁRIOS DE AULA:

Manhã – 7h40min às 12h45min.

PARA INFORMAÇÕES E AGENDAMENTO DE VISITAS, ACESSE:
INSCRIÇÕES DE NOVOS ALUNOS

CONTEÚDOS CONCEITUAIS.

Os conteúdos conceituais trabalhados ao longo do ano letivo estão disponíveis para download no formato PDF, organizados por séries.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO.

Como decorrência do compromisso que o Colégio tem com a qualidade do ensino e da educação, de acordo com a nossa Proposta Pedagógica e com o Regimento, o processo de avaliação da aprendizagem é diagnóstico, processual e cumulativo. O objetivo fundamental da avaliação é a promoção do aluno na construção do próprio ser, bem como o acompanhamento e orientação para qualificar o processo ensino-aprendizagem, observando-se sempre seus avanços em relação aos objetivos.

EXPRESSÃO DA AVALIAÇÃO.

O sistema de avaliação do Colégio visa comprometer o aluno com o processo ensino-aprendizagem, preponderando a intenção de envolvê-lo ao longo de cada período letivo (trimestre), não apenas em momentos pontuais, como o reservado para as provas finais. Desse sistema, destacam-se os seguintes pontos básicos:

1. Estrutura do Sistema de Avaliação:

Trimestralidade como forma de subdivisão do ano letivo.

– Nota de 0 a 10,0 (zero a dez) como expressão dos resultados do aproveitamento do aluno.
– Recuperação ao longo do trimestre (nos três trimestres).
– Média de aprovação anual em cada disciplina (sem a necessidade de realizar Prova Final): 7,0 (sete) como média aritmética das notas trimestrais, além da observância do preceito regimental de 5,0 como nota mínima no 3º trimestre.
– Realização de Provas Finais, após o término do ano letivo, em todas as disciplinas nas quais o aluno não atingiu as duas exigências detalhadas no item acima descrito.
– Média de aprovação após o período de Provas Finais: 5,0 considerando-se o resultado final obtido em cada disciplina. Essa média é decorrente da média aritmética entre o resultado anual (média dos trimestres) e a nota na Prova Final.
– Prova de Recuperação Final, após o período de Provas Finais, em, no máximo, 2 disciplinas.
– Média de aprovação anual após Prova de Recuperação Final: 5,0 (cinco), considerando a média aritmética entre o resultado anual (média dos trimestres) e a nota obtida na Prova Final de Recuperação.
– Progressão Parcial, no Ensino Médio, após a realização da Prova de Recuperação Final em até 2 (duas) disciplinas.

2. Composição da nota trimestral

A nota trimestral decorre da soma das diferentes tarefas avaliativas realizadas ao longo do trimestre, sendo assim denominadas:
– Trabalhos;
– Provas Parciais;
– Prova Trimestral.

A. TRABALHOS (valor 3,0):
As tarefas avaliativas, que compõem essa parcela da avaliação trimestal, correspondem a atividades diversas, havendo uma variação em número e tipo de atividades avaliativas, respeitando a estrutura de cada componente curricular e a carga horária semanal da disciplina.
Os trabalhos propostos pelos professores dos diferentes componentes curriculares têm como objetivo envolver o aluno em seus estudos, de uma forma consciente e consistente e visam ao desenvolvimento da sua autonomia, por meio do comprometimento e responsabilidade com as tarefas escolares.
A pontuação obtida com os trabalhos, uma vez não atingida no decorrer do trimestre, não será recuperada.

B. PROVAS (valor 7,0):
Realizadas em aula e individualmente, obedecem a um cronograma previamente divulgado. Dividem-se em PROVAS PARCIAIS e PROVA TRIMESTRAL.
As PROVAS PARCIAIS têm o valor de 3,5 pontos, abrangem conteúdos parciais e são realizadas ao longo do trimestre. A pontuação dessas provas poderá ser recuperada pela PROVA TRIMESTRAL, quando a nota obtida nesta for superior à das parciais.
A PROVA TRIMESTRAL tem o valor de 3,5 pontos, envolve o conteúdo do trimestre e é realizada durante a Semana de Provas, divulgada na Agenda Escolar. Acontece no período final do trimestre. A Prova Trimestral tem a função de fechar a nota do trimestre, podendo também substituir as das Provas Parciais. Isso ocorrerá quando seu resultado numérico for maior que as notas das provas parciais, revelando, então, o crescimento do aluno.
Assim fica enfatizada a importância da Prova Trimestral, a qual representa uma oportunidade pontual de recuperação do trimestre.

Observação:

Nas disciplinas de Arte, Sociologia, Ensino Religioso e Educação Física, a composição da nota trimestral apresenta algumas particularidades, visando atender as especificidades desses componentes curriculares. O detalhamento dessas variações é apresentado aos alunos no início de cada trimestre.

AGENDE UMA VISITA!

Agende uma visita através do nosso site e venha conhecer o ambiente escolar e a proposta pedagógica do nosso colégio. Os pais são atendidos de forma individual, pela coordenadora pedagógica da etapa de interesse.

Após o recebimento do formulário, nossa equipe entrará em contato para agendar data e horário de acordo com a sua disponibilidade.

1. INFORMAÇÕES DO RESPONSÁVEL.

2. INFORMAÇÕES DO CANDIDATO

3. AGENDAMENTO DE VISITA.

Contato

Avenida Padre Cacique, 1028. Menino Deus.
Porto Alegre - RS. CEP: 90810-240.

:: 51 3233 1145... Ver telefone
:: 51 3233 1719... Ver telefone

contato@mariaimaculada.com.br

Fale Conosco

Veja Também

Você também pode se interessar pelos assuntos relacionados abaixo:

O MARIA IMACULADA ÚLTIMAS NOTÍCIAS CALENDÁRIO DE EVENTOS GALERIA DE FOTOS

FACEBOOK

Curta a página do Maria Imaculada no Facebook.

INSTAGRAM

Clique nas imagens para seguir o perfil do Colégio no Instagram.

Muito além de fórmulas e conceitos, educar é preparar para a vida.

Matrículas abertas para 2018. Acesse o link na bio e informe-se.
Férias, verão, dia maravilhoso! 👏🙌☀️😎
Se vai pegar uma praia, não esqueça de recolher o seu lixo. 😊
Queridos alunos,
Vocês se prepararam bastante e agora chegou a hora de colocar tudo no papel. 
Sabemos o quanto vocês são capazes, por isso vão com calma, vão na fé, que tudo vai dar certo! ✌✌✌ Bom Enem, galera!! #enem #escola #colegio #mariaimaculada #educacao #ensino #franciscana #portoalegre
Com muita alegria parabenizamos a aluna Laura Zottis, campeã brasileira de patinação artística! 👏👏👏 Laura, que está no 4º Ano, foi aluna de patinação da Pratik e hoje é atleta da AABB Porto Alegre. Ela competiu no Torneio Nacional, ocorrido em São Paulo, entre os dias 08 e 12 de outubro, nas modalidades Livre e Free Dance, levando o ouro em ambas! 
É um orgulho e um prazer enorme compartilharmos as conquistas de nossos alunos com todos vocês! ❤❤❤ Parabéns, Laura!
#escola #colegio #mariaimaculada #educacao #ensino #franciscana #portoalegre

TWITTER

Siga as atualizações em nosso Twitter e acompanhe os Diários de Bordo das saídas de campo.