CANAL DO VOLUNTARIADO

Noticias_2016-06-23_DepoimentoInaNakao

Quem faz a história acontecer: Iná Nakao.

Sabe aquelas histórias que poderiam virar um conto ou um filme? Esta é uma delas:

Meses atrás, fomos procurados pela Sra. Iná Nakao, americana de Louisville, no Kentucky, que está em Porto Alegre acompanhando seu marido, Sérgio Mendes, intercambista da UFRGS, juntamente com seu filho, Francisco Mendes.

Dona Iná procurava uma escola onde seu filho, de 14 anos, pudesse realizar um intercâmbio social. As procura por esta escola a fez chegar até o Centro de Voluntariado Juvenil do Colégio Maria Imaculada.

Recebemos Francisco na Fundação Pão dos Pobres, onde ele se integrou com nossos voluntários da oficina de informática e, obviamente, na de língua inglesa. Francisco agiu todo o tempo como se nosso aluno fosse, como se voluntário fosse. Foi pura bênção e gratidão!

Curtam o relato da sra. Iná Nakao:

Na semana passada, eu e meu filho de 15 anos tivemos o privilégio de conhecer o Centro de Voluntariado Juvenil do Colégio Maria Imaculada e acompanhá-los em seu trabalho semanal na Fundação Pão dos Pobres. Fomos acolhidos carinhosamente, com mentes e corações abertos, mas esses são apenas alguns dos vários pontos fortes desses jovens.

Existe algo de muito especial nesse grupo. A começar pelo seu coordenador, o professor de Sociologia Carlos Alberto Barcellos, o Carlão. Ele é o mestre, amigo, irmão mais velho de cada um desses jovens. Em suas aulas, fomenta o pensamento critico, a responsabilidade cívica, a consciência política. Seus alunos põem em prática princípios aprendidos através do trabalho na comunidade. Sobretudo, o Professor acredita na juventude e em seu poder de transformar o mundo.

Os estudantes são a representação perfeita de bons voluntários e cidadãos. São comprometidos, solidários, humildes e reverentes. Mas o que realmente me tocou entre esses e as crianças do Pão dos Pobres foi a alegria que só se percebe entre amigos que se encontram semanalmente para compartilhar experiências de vida e conhecimentos técnicos. Cada encontro é uma oportunidade de crescimento para todos que compartilham dessa amizade.

Terminamos o dia completamente felizes e inspirados. Como mãe, desejo que meu filho tenha professores dedicados e conscientes como o Carlão, e que, como os jovens do Maria Imaculada, ele reconheça em si a capacidade de ser agente na criacão de uma sociedade mais justa e humanitária.

PS: sou Iná, moro em Louisville, no Kentucky e passo as férias em Porto Alegre com minha família, acompanhando os estudos e aulas de meu esposo na UFRGS.

Voltar para Canal

COMENTAR PELO FACEBOOK

Aqui no Canal do Centro de Voluntariado Juvenil do Colégio Maria Imaculada, você encontrará histórias reais escritas ao longo de mais de 10 anos. Uma geração de mais de 2000 alunos que vivenciaram e seguem vivenciando este legado de amor ao próximo, generosidade e serviço.

Veja Mais

Você também pode se interessar pelos assuntos relacionados abaixo:

O MARIA IMACULADA ESPECIAL 50 ANOS ÚLTIMAS NOTÍCIAS CALENDÁRIO DE EVENTOS GALERIA DE FOTOS

Busca Avançada

Categorias

Clique na categoria de interesse e veja somente as notícias relacionadas.

BibliotecaVoluntariado