Noticias_2016-04-29_Textos3series
Ensino Médio

Compartilhando poemas: produção textual da 3ª Série.

Pode-se afirmar que propor ao aluno a contextualização de um conteúdo gramatical é muito importante para avaliar se, de fato, ocorreu aprendizagem. Por essa razão, sugeriu-se às terceiras séries do Ensino Médio produzir um poema dedicado aos colegas do Colégio, formulando-lhes votos de um bom ano letivo utilizando o modo imperativo dos verbos. Tal atividade, além de oportunizar o exercício do emprego desse modo verbal, do uso adequado dos pronomes, observando uniformidade, permitiu aos novos estudantes sentirem-se acolhidos em sua nova casa.

Confira os textos escritos pelas alunas Paula Haro, Vitória Santos, Giovanna Agador, Renata Amorim, Nicoli Perillo, Ana Paula Fernandes e Stephanie Batista, da 3ª Série do Ensino Médio, para a disciplina de Língua Portuguesa, da professora Dea Osório:



Segredos da vida

Acorde sorrindo. Levante-se da cama com vontade de viver. Coma a sua refeição como se fosse a última. Não se atrase no primeiro dia de aula, pois este momento é único, principalmente para você, terceiranista. Cumprimente seus colegas. Dê a eles aquele bom dia cheio de vigor. Faça novas amizades e respeite seus professores. Preste atenção nas aulas e pergunte, caso haja dúvidas, não há vergonha nisso. Ajude aqueles que necessitam. Não durma nas aulas nem risque as mesas, pense um pouco nos funcionários deste colégio. Passe o recreio com seus amigos em um lugar aberto e aprecie a vista. Divirta-se. Afinal, a escola não é tão ruim assim. Comece o ano bem, pois, tirando boas notas no primeiro trimestre, não haverá necessidade de estudar como um condenado no final do ano. Tenha foco. Crie objetivos para perseguir, como passar de ano, gabaritar as provas, ir bem no simulado, ganhar o título de melhor abertura nas olimpíadas, pode ser qualquer coisa, porém, conquiste com garra. Vá para casa cantarolando. Estude um pouquinho de cada matéria e faça todos os temas. Doar duas horas de sua vida ao estudo não irá matá-lo. Faça todos os seus deveres e, ao terminar, use o resto do seu tempo livre como quiser. Seja feliz. Ao final do dia, deite-se na cama. Reflita sobre as suas ações do dia e, finalmente, feche seus olhos. Durma bem, com o sentimento de que sua missão foi cumprida. E descanse, pois, amanhã será um novo dia, para acordar sorrindo.

Paula M. K. Haro – 3º A.



Caro colega,

Tudo certo? Não seja um acomodado. Não aceite as coisas facilmente. Questione. Debata. Reflita. Trace novos objetivos. Comunique-se mais com aqueles que o cercam. Reclame menos. Participe mais. Seja prático. Escute. Pare de procrastinar. Valorize seu enriquecimento pessoal. Almeje o sucesso. Permita-se evoluir. Admita seus equívocos. Falhe. Seja ativo na sua comunidade. Torça pela vitória dos colegas e pela sua. Preste atenção. Descanse. Esforce-se na realização de temas e de trabalhos. Cumprimente os professores. Ajude e permita-se ser ajudado. Trabalhe nas suas dificuldades. Leia muito. Tenha cuidado com o seu material. Zele pela boa convivência em sala de aula. Reforce seus argumentos. Repense suas atitudes para com os outros. Dedique-se à escola. Não despreze uma pessoa. Desconstrua preconceitos. Seja altruísta. Diferencie-se dos demais. Assemelhe-se àquilo que curte. Preocupe-se com seus amigos. Faça um exercício físico por prazer e não por obrigação. Organize seu espaço de estudo. Arrume um tempo para você mesmo. Respeite os limites de um colega. Tenha hábitos saudáveis. Conheça-se. Desapegue do que não lhe faz bem. Comemore os resultados positivos e aprenda com os negativos. Seja estudante e não aluno. Busque novas possibilidades. Aproveite seu último ano escolar. Sinta saudade. E, por fim, seja quem é e não quem os outros querem que você seja.

Vitória Rogowski Santos – 3A.



Para um ótimo ano

Olá! Seja muito bem-vindo! Comece o ano com o pé direito. Saia de casa feliz. Sorria. Chegue ao colégio pronto para aprender, ensinar ou servir. Sinta-se acolhido por todos. Deseje um bom dia a quem você encontrar. Para que o ano seja proveitoso para você, dedique-se sempre. Dê o seu máximo. Preste atenção ao seu redor. Curta. Ria. Divirta-se. E dedique-se mais um pouco. Aproveite os ambientes que a escola oferece. Esteja disposto a ensinar e a aprender com os outros. Fique sempre aberto a novas possibilidades. Amplie seus horizontes. Abra sua mente. Saia para passear. Aproveite seu tempo livre da melhor forma possível. E dedique-se ainda mais. Corrija seus erros. Perdoe. Gargalhe. Melhore seu humor. Ouça as músicas que lhe fazem bem. Dance. Pule. Alegre seu dia e o dos outros. Curta cada momento como se fosse o último. Saia da rotina. Viaje sempre que puder. Conheça pessoas novas. Desapegue do que lhe faz mal. Agradeça. Leia. Escute. Ajude alguém que precise. Converse. Reencontre quem você não vê, faz tempo. Sinta saudades daquilo que lhe fazia bem. Estude muito, para obter o resultado esperado. Mas nunca se esqueça de reservar um tempo para si mesmo. Aproveite a vida! E um ótimo ano letivo!

Giovanna Vivan Agador – 3ªB.


Um novo ano

Bom dia! Acorde cedo. Levante de bom humor. Tome um bom café da manhã. Vá para a escola com um sorriso no rosto. Preste atenção na aula. Aproveite a companhia de seus amigos. Faça os exercícios. Ajude os colegas que estão com dúvidas. Pergunte. Divirta-se. Ria. Seja feliz. Pense no futuro. Faça novos amigos. Não se preocupe com coisas bobas. Dê atenção a sua família. Ame. Brinque com seu mascote. Reencontre um velho amigo. Alimente-se bem. Organize-se. Leia um bom livro. Aprenda a tocar um instrumento. Cante. Não tenha vergonha. Seja um bom amigo. Sinta-se bem consigo mesmo. Vá para a aula todos os dias. Respeite os professores. Estude. Dedique-se. Saiba que não será fácil, mas não desista. Faça as provas com atenção e com dedicação. Tire boas notas. Agradeça pela oportunidade de receber um aprendizado. Aproveite o período escolar. Planeje. Converse com seus pais. Siga conselhos. Seja corajoso. Não tenha medo de mudanças. Desafie-se. Acredite em si mesmo. No fim do dia, vá para casa. Descanse. Relaxe. Faça os deveres de casa. Organize suas coisas. Conte sobre seu dia para sua família. Durma cedo. Esteja pronto para o dia seguinte, para estudar e para aprender. E assim, garanta um ótimo ano letivo, cheio de alegria, de aprendizado, de boas companhias e de novos amigos.

Renata Amorim – 3ªB.



Novo ano letivo

Bom dia! Comece o ano sorrindo. Faça mais amigos. Dance como se ninguém estivesse olhando você. Cante bem alto. Olhe-se no espelho e se ache legal. Aceite-se. Tenha foco. Estude para ter um futuro melhor. Peça ajuda. Arrependa-se. Peça desculpas. Dê a si mesmo a chance de recomeçar. Continue em frente. Não desista. Tente até conseguir. Não sinta medo. Arrisque-se. Seja mais positivo. Não se torne refém dos sentimentos ruins. Seja intenso. Observe as estrelas. Ajude o próximo. Diga mais “eu consigo! ”. Evite a violência. Passeie mais. Abrace seus pais. Socialize. Tenha mais paciência. Ligue para um amigo que deixou saudade. Faça alguma diferença. Seja inovador. Faça algo de que você goste. Sinta o vento. Agradeça o dia de hoje. Revise os conteúdos. Aproveite o sol da manhã. Toque algum instrumento. Desenhe. Escreva um poema. Viva o hoje. Faça o dia valer a pena. Tenha mais comprometimento com o colégio. Tenha sempre a capacidade de melhorar. Atinja seus objetivos. Não quebre as regras. Faça o que o professor (a) mandar. Não deixe nada para a última hora. Faça mais exercícios. Treine mais. Esclareça suas dúvidas com o professor. Inscreva-se no vestibular. Tire notas boas. Tenha mais responsabilidades. Respeite todos os funcionários, os professores e os alunos. Não jogue lixo no chão. Dedique-se ao máximo possível aos estudos, e o mais importante, viva intensamente este ano letivo.

Nicoli Teles Perillo – 3°A.



Para um bom ano

Seja bem-vindo, colega! Para um bom ano letivo, comprometa-se nas aulas. Organize seus materiais com antecedência. Separe suas roupas à noite, para não se atrasar. Durma cedo para uma boa noite de sono. Acorde com disposição para aprender. Tome um café da manhã saudável. Leve para a aula uma garrafinha de água, para se hidratar. Não saia de casa muito próximo do horário da aula, pois pode ocorrer um imprevisto. Ao chegar à sala, pegue seus materiais no armário e organize-os na sua classe. Preste sempre atenção ao que os professores falam. Anote tudo que lhe pareça importante. Não tenha vergonha de fazer perguntas quando houver dúvidas. Ajude seus amigos quando eles não entenderem a matéria. Não converse nos momentos de explicação, pois prejudicará a si e aos seus colegas. Faça todos os temas. Organize um horário de estudos e estude todos os dias, em casa. Revise a matéria dada pelo professor para ter certeza se aprendeu. Entregue seus trabalhos no dia combinado. Mantenha sua mochila organizada. Tenha uma pasta para arrumar suas folhas. Não deixe uma nota baixa o abalar, estude e recupere-a na próxima prova. Mas não se pressione demais. Divirta-se com seus amigos. Aproveite e sorria.

Ana Paula Jochims Fernandes – 3ºB


Faça mais!

Comece o ano bem. Sorria. Saia de casa com vontade de fazer acontecer. Espelhe-se nos bons. Mude o tom. Compreenda que, em tudo, ninguém é bom.
Tente. Insista. Não perca o foco. Você pode mais. Faça melhor. Tenha sede de conhecimento. Não se deixe abalar por notas baixas: estude mais. Estude por prazer de aprender. Não deixe de fazer o necessário por mero desleixo. Crie grupos de estudo. Faça os temas. Não perca tempo. Foque nos seus objetivos.
Você consegue! Siga seus princípios. Cie estratégias. Ajude um amigo. Quem sabe você precise de ajuda noutro momento! Vá atrás. Seja capaz. Compartilhe ideias. Repense. Mude. Siga em frente: o tempo não para.
Quebre paradigmas. Anseie por mais. Busque oportunidades. Não tenha medo de tentar. Não tema nada. Cometa burradas. Aprenda com seus erros. Não fique no sossego. Evolua. Volte ao zero e faça diferente.
Abrace. Ame. Admire o que é bom. Aproveite tudo ao máximo. Deixe-se levar. Mergulhe de cabeça. Não se esqueça: cresça, dance, cante. Voe alto, e não tenha medo de cair.

Stephanie Batista – 3ºB.

Voltar para Notícias

COMENTAR PELO FACEBOOK