noticias_2016-09-16_julianalobato

Quem faz a história acontecer: Juliana Lobato.

Juliana vem de uma família com o DNA do voluntariado. Natália Lobato deixou um grande legado na escola. Vamos falar da Juliana em três fases. Integra o voluntariado desde o 7º ano estando hoje na 2ª Série do Ensino Médio. Sextas-feiras é seu DIA V de voluntariado na Fundação Pão dos Pobres. Impressiona a delicadeza com que trata crianças e adolescentes onde muitos perderam traços e laços afetivos.

Terças é dia do Clube de Relações Internacionais. Juliana integra a Coordenação de nosso CRI. Aulas de geopolítica semanais cuja culminância será nos dias 8 e 9 de outubro da UFRGS por ocasião do MUNDI UFRGS, o mundo das simulações. Uma aula para muito além do espaço formal de sala de aula.

Quintas, juntamente com Tiago Trindade e Luisa Moritz, representa o Centro de Voluntariado Juvenil no Comitê de Jovens da ONG Parceiros Voluntários. Aqui, Juliana e jovens de outras escolas, pensam e organização eventos para beneficiar uma imensa rede de escolas e beneficiar centenas de jovens.

No meio desta intensa atividade cidadã, generosa e voluntária, Juliana Lobato agrega tudo isto com um projeto de estudos centrado na excelência acadêmica. O ano de 2016 segue sendo um ano pleno de multiplicação de laços de solidariedade. A vida agradece tanto testemunho feito com simplicidade como manda o mantra de escola franciscana bernardina:

“Poder integrar e participar do Clube de Relações Internacionais é, com certeza, só mais uma das ótimas oportunidades que o Maria Imaculada me deu. Toda a semana, discutimos sobre algum assunto que gera certa polêmica na sociedade ou com alguma importância na geopolítica mundial.

Partindo do princípio de que é obrigação que cada delegado defenda apenas a opinião do seu próprio país, sem envolver pensamentos pessoais sobre o tema, mesmo que estes divirjam, dá uma certa dificuldade logo no início. Aqui está a magia do projeto.

Eu faço parte desse grupo, do qual foi fundado em 2013, desde o início do ano. Nunca passou na minha cabeça que isso fosse ser algo tão contribuidor, não só para a minha formação pessoal, mas também cultural e acadêmica. Afinal, quando que eu ia parar e pesquisar a opinião de um país tão distante do meu?

Nosso grupo adquire grande conhecimento, debatendo e se divertindo juntos. Cada terça-feira é aquela ansiedade ao lembrar que haverá uma simulação completamente diferente da outra já feita.

Como Secretária Geral, junto com os meus colegas, queremos convidar quem nunca se interessou pelo CRI, é algo que realmente vale a pena. Tenho certeza que esse projeto ainda vai reunir muitos outros alunos. Eu saio do colégio ano que vem, e acredito que terão muitas simulações pela frente”.

– Juliana Lobato. Aluna da 2ª Série.


Voltar para Canal

COMENTAR PELO FACEBOOK

Aqui no Canal do Centro de Voluntariado Juvenil do Colégio Maria Imaculada, você encontrará histórias reais escritas ao longo de mais de 10 anos. Uma geração de mais de 2000 alunos que vivenciaram e seguem vivenciando este legado de amor ao próximo, generosidade e serviço.

Veja Mais

Você também pode se interessar pelos assuntos relacionados abaixo:

O MARIA IMACULADA ESPECIAL 50 ANOS ÚLTIMAS NOTÍCIAS CALENDÁRIO DE EVENTOS GALERIA DE FOTOS