Noticias_2016-05-07_Atividade3Serie
Ensino Médio

Atividade interdisciplinar promove debate entre alunos da 3ª Série.

Os alunos das 3ª séries assistiram, no último dia 22, ao filme “Sonhos Tropicais”, como parte da atividade que integrou as disciplinas de História, do prof. Alexandre Andrades, Língua Portuguesa, da prof. Dea Osório, e Sociologia, do prof. Carlos Alberto Barcellos.

“Sonhos Tropicais” tem como pano de fundo um episódio histórico brasileiro: a Revolta da Vacina, ocorrida no Rio de Janeiro dos primeiros anos da República. O protagonista desse acontecimento foi o médico sanitarista Oswaldo Cruz e a produção é baseada em romance homônimo de Moacyr Scliar.

Após a exibição do filme, foi proposto um debate contextualizando historicamente o fato ocorrido em 1905, A Revolta da Vacina, e o momento atual, marcado pela disseminação de epidemias transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Os alunos foram desafiados a relacionar os dois momentos históricos: o abordado no filme e o atual. O trabalho proposto também vem ao encontro do tema destacado pela CNBB/2016 para a Campanha da Fraternidade, que alerta para a importância do saneamento básico.

Conforme salienta a coordenadora pedagógica, Rosane de Almeida, ao realizar atividades interdisciplinares como esta, estamos efetivamente colocando em prática um dos objetivos de nossa proposta pedagógica para o Ensino Médio:
“mais do que reproduzir dados, denominar classificações ou identificar símbolos, estar formado para a vida, num mundo como o atual, de tão rápidas transformações e de tão difíceis contradições, significa saber se informar, se comunicar, argumentar, compreender e agir, enfrentar problemas de qualquer natureza, participar socialmente, de forma prática e solidária, ser capaz de elaborar críticas ou propostas e, especialmente, adquirir uma atitude de permanente aprendizado.”

Voltar para Notícias

COMENTAR PELO FACEBOOK