
CANAL DO VOLUNTARIADO

Quem faz a história acontecer: prof. Cármen Pacheco.
Um dos diferenciais de nosso Centro de Voluntariado é o alto nível de valorização dos educadores do Maria Imaculada ao trabalho dos 109 jovens voluntários em 2016.
Cármen Pacheco é professora de língua portuguesa e literatura na nossa escola. A educadora participou, em 2014, da produção do CD “Pela Luz dos Olhos Teu”, projeto enviado a uma imensa rede de instituições de pessoas com deficiência visual. Sua delicadeza encantou a todos os envolvidos no projeto.
Nossa educadora voluntária revela, a seguir, sua sensibilidade ao falar de um dos eixos pedagógicos do projeto de voluntariado: a guarda responsável de animais, no qual atua atualmente.
É bem assim que inicio meu depoimento: AOS CUIDADOS DOS ANIMAIS, porque é uma troca tão rica que ficamos em dúvida para declarar quem são os cuidadores e quem são os cuidados. Sinto-me cuidada – abençoada – gratificada em poder ter a oportunidade de participar desse núcleo de voluntários do Colégio Maria Imaculada.
Em meio a tantas injustiças cometidas com nossos animais, poder ampará-los de alguma maneira, não nos torna pessoas melhores, mas nos faz sentir que, de alguma maneira, estamos ali para aquecê-los, entretê-los, dar um pouquinho de nossa atenção.
As quintas-feiras têm se mostrado diferentes, têm me deixado com uma sensação de “eu posso fazer algo por alguém” – Escolhi “esses alguéns” – valorizando esse grupo de voluntários que se propõem a estar ali ajudando os nossos amiguinhos de quatro patas.
São Francisco está dentro de cada um de nós – está orando para que as quintas-feiras não demorem – que a semana passe rápido. Ouvir a euforia, manifestada em miados e latidos, faz-nos acreditar que somos muito esperados. Incrível vê-los com os olhos de compaixão, incrível nos vermos (uns aos outros) com olhar de gratidão.
Obrigada ao Colégio Maria Imaculada, ao Grupo de Voluntários do Colégio, por me darem a oportunidade de fazer algo ao próximo.
– Prof. Cármen Pacheco.