Relato de Vivências

Relato de Vivências

O segundo semestre do Turno Integral contou com atividades diversas e multidisciplinares. Confira o relato dos professores sobre tudo o que foi feito entre os meses de agosto e dezembro:

No segundo semestre de 2017, os alunos do Turno Integral sugeriram estudar os animais encontrados nos Biomas brasileiros. Expandiram as pesquisas com o projeto de estudos “A extinção e seu impacto no mundo animal”, iniciando com o significado da palavra extinção, os motivos e suas consequências da diminuição da fauna no meio ambiente.

Os alunos compreenderam e se apropriaram de informações valiosas sobre os impactos das diferentes espécies em risco de extinção, utilizando vídeos, documentários e obras literárias como por exemplo, “A Arca de Noé”, de Ruth Rocha. Confeccionaram a arca de papelão e alguns animais como, zebra, hipopótamo, girafa, evidenciando a importância de cada espécie no planeta.

Dividiram algumas espécies dos animais por grupos, iniciando pelos animais aquáticos, entre eles a baleia azul, o peixe-boi e as tartarugas marinhas. Aprofundaram os estudos com as curiosidades da vida dos animais terrestres como a onça, o panda, o elefante entre outros. As aves foram observadas e as escolhidas para representarem as inúmeras que estão em extinção foram o tucano e a arara azul.

Em outubro, apresentaram uma linda exposição dos trabalhos realizados para a Escola Aberta, demonstrandoclara compreensão dos assuntos abordados com dedicação, criatividade e empenho. Comemoraram o dia de São Francisco com momentos de reflexão, visita à capela e aos setores do Colégio para a entrega dos marcadores de páginas confeccionados por cada estudante.

Na semana da criança, realizaram e vivenciaram momentos deculinária, jogos e brincadeiras com os colegas. As bibliotecárias Luciane e Ana Maria ofereceram um momento especial com a Hora do Conto realizado pela contadora de histórias Bárbara Catarina, que trouxe alegria através de contos populares enfatizando a fauna e flora brasileira. Retomaram o Projeto destacando alguns interesses, inclusive pelos animais extintos, os dinossauros. Com isso, surgiram várias ideias, inclusive a construção de um vulcão.

Encerramos o ano letivo com um momento de celebração e agradecimento pelas novas aprendizagens, interação com o grupo, crescimento individual e coletivo que foram conquistados ao longo da caminhada.

Nossa gratidão foi ilustrada com lindos trabalhos de Natal, onde foram confeccionados meias de papel personalizadas com retalhos e palavras que representaram todos os acontecimentos e sentimentos que foram vivenciados no Turno Integral.

O Turno Integral aproveitou o ano de 2017 e viveu cada minuto com intensidade. O grupo sorriu, cantou, caiu, levantou e acreditou sempre no amor e na fraternidade como valores importantes a serem seguidos e passados adiante.

– Profs. Izabel e Sílvia


ARTE E CULTIVO

As atividades realizadas na Oficina de Arte e Cultivo do Turno Integral desenvolveram temas variados, considerando os projetos da proposta orientada pelas Professoras Silvia e Izabel e a faixa etária dos estudantes.

Embarcamos no estudo dos animais em extinção. Abordarmos esta temática a partir da história A Arca de Noé. Confeccionamos a arca e através do Origami e fizemos vários animais.
Selecionamos três animais para expormos de maneiras diferentes: o elefante indiano, a tartaruga marinha com caixa de ovo e a zebra com mosaico.

Com o objetivo de nos engajarmos no projeto Horta, provocamos a sensibilização através da música do grupo Palavra Cantada “POMAR” e da obra de Romero Brito. Os alunos plantaram mudas de temperos e aprenderam os cuidados que devem ter com as plantas através de teoria e prática.

– Prof. Patricia Darc Minguillo


LÍNGUA INGLESA

As atividades realizadas na Oficina de Língua Inglesa do Turno Integral desenvolveram temas variados, considerando os projetos da proposta orientada pela Professora Silvia e pela professora Izabel e a faixa etária dos estudantes.

Iniciamos o semestre trabalhando os vocábulos referentes ao dia dos pais. Visualizamos muitos vídeos abordando as diferentes maneiras e datas de celebrar este evento ao redor do mundo.
De acordo com o projeto do semestre, iniciamos uma viagem através do vídeo Noah’s Ark, explorando a história e os diferentes animais. Ao finalizar este estudo realizamos um Quiz “TRUE or FALSE” sobre estes animais!

Concluímos realizando uma culinária Brownie. Em seguida nos envolvemos com a horta. Organizamos um livro sobre as sementes e mudas plantadas com vocabulário em inglês. Exploramos a temática Thanksgiving. Assistimos vários vídeos abordando este assunto e encerramos fazendo uma Cook Class.
Concluímos este semestre com enorme satisfação ao evidenciarmos a riqueza das aprendizagens construídas pelos estudantes e temos a certeza de que muitas novidades nos esperam no próximo ano!

– Prof. Patricia Darc Minguillo


PSICOMOTRICIDADE

Neste semestre, apresentamos e sugerimos, nas oficinas de psicomotricidade, atividades motores que favorecessem a vivência e a experimentação de movimentos e situações. Usamos diversos tipos de materiais como: bolas grandes, bolas pequenas, colchonetes, trampolins, cones, colchões, cordas, bambolês, etc.

Também favorecemos a autonomia de movimentos, além de soluções para problemas de ordem corporal.
A partir destas atividades desenvolvemos as noções de espaço e a linguagem, através de um vocabulário específico como: saltar, correr, engatinhar, rolar, embaixo, em cima, dentro, fora, grande e pequeno, etc.

– Prof. Vânia Corbellini


EDUCAÇÃO MUSICAL

Neste semestre, os estudantes exploraram a criatividade e a percepção musical através da prática musical de conjunto. Estudaram novos timbres e sonoridades de diversas culturas. Elaboraram e executaram as suas construções musicais em grupo e individualmente escolhendo como executar e reger suas composições e arranjos. A percussão corporal, a regência e a elaboração de pequenos arranjos foram momentos de destaque na nossa rotina.

Prof. Claos Duarte

‹ Voltar para galerias