Notícias

2019-05-06-Olimpíada Nacional em História do Brasil
Geral

Olimpíada Nacional em História do Brasil

Hoje começa a primeira fase da 11ª Olimpíada Nacional em História do Brasil. A competição conta com seis fases online, além da final presencial realizada na Unicamp em Campinas, São Paulo. As provas são realizadas durante as etapas – com duração de uma semana cada – pelas equipes formadas por um professor de História e três alunos. As respostas, questões de múltipla escolha e realização de tarefas, podem ser elaboradas pelos participantes com base em debate com os colegas, pesquisa em livros, internet, orientação do professor, além de uma gama de documentos e referências oferecidas. O Colégio vai participar com 2 equipes do Ensino Fundamental.

Ao completar as seis fases online, as equipes finalistas participam da grande final presencial na Unicamp, nos dias 17 e 18 de agosto. Na final, os grupos realizam uma prova dissertativa no sábado e, no dia seguinte, participam da premiação com entrega de medalhas.

O principal diferencial da ONHB em relação a outras competições é que ela não exige que os alunos tenham conhecimento do assunto previamente, uma vez que a metodologia permite que a equipe discuta, pesquise e analise as questões entre si, além de contar com o apoio do professor. Além disso, por meio dos conteúdos e do estudo aprofundado dos temas em História do Brasil, a Olimpíada ajuda a preparar os participantes para vestibulares, concursos e prova do ENEM, entre outros.

A sexta etapa será no dia 15 de junho. Após as seis fases, no mínimo 200 equipes (800 participantes) serão classificadas e convocadas para a final presencial. O projeto tem apoio do MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações) e do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e é desenvolvido pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas por meio da participação de docentes, alunos de pós-graduação e graduação.

Voltar para Notícias

COMENTAR PELO FACEBOOK