Notícias

Notícias

Laboratório Pronto!

O Colégio Maria Imaculada investe continuamente na reforma e melhoria de seus espaços e infraestrutura. Não foi diferente com o novo Laboratório Integrado da escola. A revitalização do laboratório proporcionará aos estudantes novos recursos a favor da construção e prática do conhecimento. A modernização do ambiente tem como objetivo, oportunizar uma aprendizagem ainda mais significativa aos educandos, de modo que tenham maior interesse em descobrir sobre o mundo em que vivemos.

O laboratório teve sua estrutura física toda reformada nos 270 metros quadrados. O investimento de 300 mil reais tornou o espaço mais amplo e moderno, além de novas instalações hidráulica e elétrica, piso apropriado ao local e uma reestruturação da difusão do gás. O recente laboratório conta com móveis adequados, equipamentos e produtos que permitem maior investigação científica nas áreas de Biologia, Física e Química para todo o Ensino Fundamental I e II e o Ensino Médio.

Segundo a Diretora Administrativa do Colégio, Zenaide Bellotti, os recursos atuais, as atividades experimentais poderão ser potencializadas e instigar a curiosidade e o aprender no ambiente escolar. “A escola percebia que esse Novo Ensino Médio deveria receber um laboratório a sua altura. O que já havia sido ponderado pelas coordenadoras pedagógicas do Maria Imaculada”, aponta Zenaide.

Desde o projeto arquitetônico, realizado pela arquiteta Louisiane Machado, os professores e a comunidade escolar foram referência na realização do pré-projeto e projeto final do laboratório. A coordenadora pedagógica da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Adriana Tabajara, disse que aguarda com muita expectativa as novas vivências que acontecerão no laboratório. “Acredito que esse novo ambiente organizado será fundamental para o ensino. E, para as crianças, um lugar encantador para experienciar e vivenciar a aprendizagem”. No mesmo sentido de importância dado ao Laboratório Integrado, a coordenadora pedagógica dos Anos Finais do Ensino Fundamental, Ignez Maraninchi, observa o novo espaço como um convite ao processo de estudar e para as descobertas. “Acredito que nossos estudantes mergulharão na investigação com o intuito de sanar suas curiosidades”, aponta Ignez.

No caso da coordenadora pedagógica do Ensino Médio, Adriana Ribas, a inspiração para explicar o laboratório está na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). De acordo com Adriana, a BNCC aposta nos projetos multidisciplinares que envolvam disciplinas em eixos de estudo e prática. Para a docente e coordenadora, “o Laboratório Integrado irá conectar os estudantes a possíveis soluções de problemas diários, e ainda, elevará o nível de pensamento com soluções coerentes aos desafios da realidade”.

Nesse contexto, o Laboratório Integrado do Colégio Maria Imaculada é um ambiente fundamental para a consolidação da compreensão e aprofundamento da análise dos fenômenos biológicos, físicos e químicos. Efetivando, nessa direção, a necessária adequação das metodologias de ensino e aprendizagem aos objetivos referentes à formação de cidadãos e cidadãs protagonistas. Ou, ainda, a promoção dos estudantes pesquisadores que tanto objetivam os educadores do colégio.

Em um segundo momento, a ser informado pela Direção do Colégio Maria Imaculada, será agendada uma aula inaugural no Laboratório Integrado pelos docentes com o propósito de marcar a abertura do recente ambiente de aprendizado.

 


Voltar para Notícias

COMENTAR PELO FACEBOOK