Notícias

Noticias_2018-02-22-Voluntariado06

Centro de Voluntariado Juvenil 15 Anos

O final dos 90 marca a presença do Colégio Maria Imaculada na formatação do chamado Programa Voluntariado da Escola, da ONG Parceiros Voluntários. Quatro escolas de Porto Alegre abraçam a causa do voluntariado escolar organizado. São elas: Colégio Farroupilha, Instituto São Judas Tadeu, Escola Rainha do Brasil e o nosso colégio. Os primeiros passos começavam a serem dados rumo a um conceito de ação voluntária sistemática. Nesta fase inicial, o voluntariado foi acompanhado pela professora Zenaide Belotti, hoje Diretora Administrativa.

O ano de 2003 marca o nascimento do Centro de Voluntariado Juvenil do Colégio Maria Imaculada, que será o objeto deste relato. No nosso Canal do Voluntariado, há um registro que carinhosamente denominamos “QUEM FAZ ACONTECER”: histórias reais de nossa comunidade voluntária, em especial de nossos alunos e ex-alunos. Celebramos, em 2018, nossos 15 ANOS de um projeto afirmado no tempo, na inserção comunitária, nas múltiplas parcerias feitas e no fortalecimento dos conceitos de responsabilidade social individual e alteridade. QUEM FAZ ACONTECER é o próprio Centro de Voluntariado Juvenil.

1 – O COMEÇO:

Surge da sinergia entre a pergunta e a resposta de um tema chamado “Protagonismo Juvenil”, na disciplina de Sociologia das 2ª Séries do Ensino Médio.

Por que não fazer? Por que não agora? Por que não somos nós os atores? Perguntas que balizaram a história que seria escrita nestes 15 anos.

O Centro de Voluntariado Juvenil do Colégio Maria Imaculada surge em 2003, juntamente com a ação Tribos nas Trilhas da Cidadania. O projeto soube construir e agregar ações que permitissem o amadurecimento de nossos jovens voluntários. Neste sentido, as parcerias com a Fundação Thiago de Moraes Gonzaga, Parceiros Voluntários e Greenpeace contribuíram com um olhar ativo, efetivo e afetivo para além dos muros da escola.

2 – UMA LINHA DO TEMPO

2003 – nasce o Centro de Voluntariado através do eixo temático do trabalho comunitário.
2005 – surge a parceria com a Fundação Thiago de Moraes Gonzaga com a criação do Núcleo Lucas Leite, braço do Vida Urgente no Colégio Maria Imaculada. Trânsito e cuidado da vida passa a ser nosso segundo eixo temático.
2007 – os alunos das 8ª Séries ingressam no Centro de Voluntariado. O processo de desenvolvimento foi acontecendo naturalmente.
2009 – ingressam no projeto os alunos das Sétimas Séries e a parceria com a Associação Riograndense de Proteção aos Animais é firmada. O terceiro eixo temático nos remete para o conceito de guarda responsável de animais.
2011- firmada a parceria com o Greenpeace acontece o quarto eixo temático que denominamos de GAIA, eixo pedagógico ambiental.

Esta história não aconteceu por acaso. Esta inquietação permanente permitiu escutar os sentimentos dos nossos alunos. Cada eixo aqui revelado daria uma história particularizada. Quase 2.000 jovens viveram e beberam desta fonte de formação humana.

3- AS OBRAS SOCIAIS E PROJETOS QUE SÃO A SUSTENTAÇÃO E FONTE DE APRENDIZADO.

São elas:

Casa de Nazaré – desde 2003
Instituto do Câncer Infantil – desde 2003
Associação Riograndense de proteção aos Animais – desde 2009
Vida Urgente – desde 2005
Fundação Pão dos Pobres – a partir de 2015
Tribos nas Trilhas da Cidadania – desde 2003
Greenpeace – desde 2011

Este conjunto de parcerias nos ensinou o conceito de fidelização a um ambiente social. Isto para nossos alunos gerou credibilidade e seriedade. Saber o nome de cada criança ou entender a metodologia de cada parceria foi uma forte fonte de aprendizado. Esta multiplicidade de ambientes gerou exigências que, ao longo destes 15 anos, testaram a originalidade e identidade de um grupo.

Esta história também protagonizou uma formação de lideranças construídas na ação. O Centro de Voluntariado tem clareza de seu papel de replicação. Algumas linhas de atuação se destacam:

O programa de voluntariado tem se constituído na gestão de nosso Grêmio Estudantil a partir de 2005. Lideranças que atuam em duas frentes a partir de 2004.
Vivência plena do Conselho da Juventude da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga no Fórum Vida Urgente, no projeto de praia Salva Vida Urgente e como voluntários ativos nos múltiplos programas da Fundação desde 2005.
Atuação presente no Comitê de Jovens da Parceiros Voluntários no papel da construção do Fórum de Tribos da Unidade de Porto Alegre a partir de 2015.
Presença ativa na condução do Clube de Relações Internacionais, a ONU em nosso colégio.
Este relato não contempla aqui as inumeráveis ações pontuais, TODAS agregadas a serviço do trabalho voluntário sistemático.

4- UMA PALAVRA SOBRE RECONHECIMENTOS

Faz bem a valorização quando tomada num exercício de cidadania e serviço e numa dimensão de replicação. Temos clareza da contribuição para outras instituições que compactuam deste conceito continuado de voluntariado sistemático. Aprendemos muito em nossa formação. Vestir a camiseta da Vida Urgente ou de Tribos não pode ser uma prática de vaidade. O mérito se esgota por si só nesta vaidade.

Ficamos felizes em saber:

1. Que integramos, segundo o Instituto Faça Parte, de São Paulo, um universo de 0.38% de escolas brasileiras fidelizadas ao longo deste tempo, desde 2003. O SELO ESCOLA SOLIDÁRIA, entregue para 1.248 escolas brasileiras, afirma isto em 2013.
2. Foram, ao longo destes 15 anos, em torno de 25 Cidadãos Legais, programa da Rede Bandeirantes gaúcha, em parceria com a Parceiros Voluntários, que revela ações de praticas comunitárias. Aqui nasceu o quadro QUEM FAZ ACONTECER, em nosso Canal do Voluntariado.
3. O reconhecimento nacional, oriundo do Instituto Faça Parte, Instituto da Cidadania Brasil e Escola Voluntária, todos de São Paulo, que colocou o projeto do Centro de Voluntariado no mapa nacional de voluntariado escolar organizado.

Irrelevante aqui é contar as premiações do que estamos falando. Alegres ficamos, e o nome disso se chama SERVIÇO e REPLICAÇÃO. Estes sim, reconhecimentos para os quais somos gratos. Um trabalho de característica semanal, desde 2003.

5- GRATIDÃO

1. a vocês, GALERA do VOLUNTARIADO, que entenderam que nada se faz sem um SIM e sem agregar TEMPO e CONHECIMENTO. Nada disto estaria sendo contado sem vocês.
2. a todos os parceiros destes 15 anos. Aprendemos TODO O TEMPO a lição do trabalho comunitário para além dos muros da escola.
3. uma palavra carinhosa a vocês PAIS por acolherem este projeto de formação dos filhos. VIDAS CONECTADAS, este é nosso compromisso selado. Educamos franciscanamente para uma vida toda.
4. A TODA COMUNIDADE ESCOLAR do Maria Imaculada pelo apoio e incentivo de toda esta história. CADA UM É PARTE DESTE SONHO DE 15 ANOS.

Enfim, somos frutos de uma mística e espiritualidade franciscana bernardina da PAZ e do BEM. Abraçamos a pedagogia que nos ensina, TODO O TEMPO, a relação entre palavra dita e vivida. 15 ANOS significa esta relação indissociável.

HOJE, celebramos, agradecemos. Nosso lugar é na planície. Aqui se faz e se pratica a cultura da PAZ e do BEM.

Professor Carlão,
– Coordenador do Centro de Voluntariado Juvenil.

Voltar para Canal

COMENTAR PELO FACEBOOK

Aqui no Canal do Centro de Voluntariado Juvenil do Colégio Maria Imaculada, você encontrará histórias reais escritas ao longo de mais de 10 anos. Uma geração de mais de 2000 alunos que vivenciaram e seguem vivenciando este legado de amor ao próximo, generosidade e serviço.

Veja Mais

Você também pode se interessar pelos assuntos relacionados abaixo:

O MARIA IMACULADA ESPECIAL 50 ANOS ÚLTIMAS NOTÍCIAS CALENDÁRIO DE EVENTOS GALERIA DE FOTOS