6º Ano: Viagem a Torres.

6º Ano: Viagem a Torres.

Aconteceu, no dia 2 de maio, a saída de campo das turmas de 6º ano para Torres, onde os alunos conheceram o Projeto Caranguejo Fantasma.

O Projeto Caranguejo Fantasma, criado pelo biólogo Francis Custódio, tem como objetivo demonstrar aos professores e coordenadores pedagógicos como é possível aliar conteúdos do currículo escolar às questões ambientais de forma prática e prazerosa. Além disso, o projeto visa despertar nos alunos a sensibilidade para as questões ambientais através da própria observação, o que desperta neles um espírito investigativo, característica que está cada vez menos presente nos ambientes escolares.

Na segunda-feira, dia 2 de maio, O grupo saiu rumo ao Morro das Furnas, observando as belezas naturais do local, além de, ao ar livre, com a brisa do mar, e uma vista maravilhosa, obterem informações com relação aos ecossistemas da região e as formações geológicas, sendo todas ilustradas na prática. Após a trilha pelo morro e pelo Parque da Guarita, o grupo foi levado para conhecer outras praias da cidade.

Na parte noturna, os alunos fizeram a caça ao caranguejo fantasma, um pequeno crustáceo que habita todo o litoral brasileiro, sendo responsável por comer toda a matéria orgânica depositada nas áreas de praias. Leva o nome de “Fantasma” porque é de coloração muito clara e é visto somente à noite, com lanterna e uma dose de “sorte”. Por isso, a busca pelo Caranguejo Fantasma é muito divertida!

Na terça-feira, o grupo de alunos foi se aventurar no Morro dos Macacos, uma propriedade rural e particular que beira a Lagoa de Sombrio (SC), preservada por um agricultor. É uma área que possui trilhas no interior da Mata Atlântica, sendo a pacífica convivência entre macacos-prego e seres humanos – o ponto principal do passeio, já que é permitida a alimentação dos receptivos animais.

A viagem foi uma experiência única de conscientização e aprendizado, com novas importantes e encantadoras descobertas que serão levadas para o resto da vida.

‹ Voltar para galerias